Sesau capacita técnicos de 21 municípios sobre tratamento de fumantes

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta quarta (20) e quinta-feira (21), por meio de Programa Estadual de Combate ao Tabagismo, uma capacitação para tratamento de fumantes. O treinamento, que ocorreu no auditório do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), no Conjunto Santo Eduardo, em Maceió, contemplou 43 profissionais de 21 dos 102 municípios alagoanos.

A iniciativa buscou preparar os profissionais da saúde para atuarem no combate ao vício em tabaco e na assistência ao fumante. Segundo a coordenadora do programa, Vetrúcia Teixeira, a capacitação reuniu médicos, sociólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, enfermeiros e outros. “A preparação dos profissionais para a assistência dos fumantes é essencial à diminuição nos índices de consumo do tabaco, que é responsável por diversas doenças graves, como câncer de pulmão e tantas outras”, destacou.

A participação de 17 médicos na capacitação, segundo a coordenadora, foi muito importante. Ela citou, como exemplo, a utilização do Bupropiona, “um antidepressivo que pode ser prescrito para auxiliar no abandono do vício do tabaco e que só pode ser distribuído para municípios que possuam médicos capacitados em atendimento antitabagista”, salientou Vetrúcia Teixeira.

Programação

Durante a capacitação estão sendo tratados temas importantes como política mundial, nacional e municipal de controle de tabagismo. Apoio medicamentoso, doenças relacionadas ao tabaco, fatores que dificultam o processo para parar de fumar, estiveram entre os temas abordados durante os dois dias de capacitação.

Ascom – 22/02/2019

(Visited 3 times, 1 visits today)